Por Caroline Aleixo
Comida típica, artesanato, cordel, fotografia e muita história. É assim que a ANUDI (Associação dos Nordestinos em Uberlândia) divulga a cultura nordestina, todos os domingos, na Praça Sérgio Pacheco, em Uberlândia.
Há quase um ano, a ANUDI comprou um ponto na praça com a intenção de propagar o que o Nordeste tem de melhor e dessa forma divulgar também o trabalho da entidade filantrópica. A barraca de culinária nordestina - com um cardápio de receitas como o Sarapatel, a Buchada de bode e o Baião de dois - fica sob responsabilidade da família de Raimundo Nonato e Cleonice da Silva, a cozinheira, que assume ficar realizada com a oportunidade de poder cozinhar em nome da associação nordestina.
“Meu marido e meus filhos me ajudam com as comidas. Não rende muito dinheiro, mas é muito gostoso ver as pessoas gostando da comida. Quem conhece e veio do Nordeste é um ponto
de encontro para recapitular as lembranças da terra natal e quem não conhece, experimenta,gosta e volta”, diz orgulhosa a cozinheira e mãe de três filhos, Cleonice.O estande de fotos, cordéis, artesanatos e vestimentas vindas do Nordeste (chapéus e casaco de couro) é apresentado pelo aluno de História, Cid Carlos, natural de Pernambuco e escritor de cordéis. Ao recitar alguns versos ele conta a história da região e das personagens que encenaram na Caatinga, como “Padim”, Lampião, Maria Bonita e Frei Damião. O pernambucano também ajuda a ANUDI com a divulgação da cultura do Nordeste em bairros aqui da cidade.
Além do espaço na praça e das visitas nos bairros, eles realizam eventos na sede da entidade como forma de arrecadar algum dinheiro para ser investido na própria associação, o que também não deixa de ser uma boa oportunidade para os nordestinos em Uberlândia se reunirem e das demais pessoas conhecerem os costumes. O último evento foi realizado no dia 15 de Maio, onde ocorreu um bingo sorteando uma bicicleta e um carneiro assado.
Muito forró e culinária nordestina à vontade também foram garantidos. Nossa equipe esteve lá e valeu a pena estar presente, nordestino é um povo bastante receptivo!
Edição imagens: Caroline Aleixo
Nenhum comentário:
Postar um comentário